terça-feira, 20 de julho de 2010

Alimenta Brasil é inaugurado em Santana do Paraíso

Alimenta Brasil é inaugurado em Santana do Paraíso
Com um clima de muita emoção, a Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, em parceria com a APRECIA, Associação Preparatória de Cidadãos do Amanhã, inaugurou, no dia 16 de julho, o Projeto Alimenta Brasil, um programa com enfoque socioambiental que potencializa medidas de combate à fome e à desnutrição, gerando trabalho e renda.
Os envolvidos no projeto totalizam 120 famílias assistidas diretamente e 720 famílias indiretamente. Ao todo são cinco funcionários da Aprecia e dez funcionários da Prefeitura.

Prefeito faz pronunciamento

Na solenidade o prefeito Joaquim Correa de Melo (Kim), emocionado, fez questão de enfatizar que “implantar o Alimenta Brasil em Santana do Paraíso é uma grande conquista, pois faz parte de um dos meus sonhos, vim de uma família humilde, já passei muita fome e hoje posso trabalhar pela minha “outra família”.
O chefe do Executivo ressalta que “com o projeto, as famílias de Santana poderão ter alimentação balanceada e acompanhada. Além das famílias as escolas e creches serão abastecidas com a horta familiar. O meu próximo grande sonho é entregar moradia para mil famílias e ver todas com alimentos em casa. E, como prefeito, pretendo lutar para atingir o meu objetivo. Com o Alimenta Brasil vamos mostrar para os governantes das outras regiões o crescimento de Santana”.

Vera Branco: sonho realizado

Já a presidente de honra e fundadora da Aprecia, Sra. Vera Branco declarou emocionada que “ver o Alimenta Brasil sendo inaugurado é um grande sonho que se torna realidade. Há cinco anos lutamos pela expansão do Alimenta e presenciar a consolidação desta parceria sendo firmada entre a prefeitura e a Aprecia é uma grande conquista. Sempre buscamos parcerias em outras prefeituras e foi em Santana do Paraíso com pessoas honradas como o Prefeito Joaquim Correa de Melo (Kim) que conseguimos este espaço.
Sempre penso que no futuro direi para meus netos que ajudei e lutei para melhorar as condições sociais de uma sociedade. Hoje, com o Alimenta Brasil, posso responder esta pergunta. “É muito gratificante ver no sorriso das pessoas um sonho tornando realidade”.

Alegria para os participantes

A representante da comunidade, Sra. Conceição, disse que “o projeto trouxe muita alegria para nossas vidas, hoje eu tenho de onde tirar o meu sustento, a equipe que nos acolhe é muito boa. Quando chega à noite eu fico doida para amanhecer e chegar o outro dia para eu voltar para o projeto”.

Transparência no projeto

Cláudia Lage, Secretária de Ação Social da Prefeitura de Santana do Paraíso, lembrou que “a parceria entre Aprecia e Prefeitura se deu através de um processo claro e eficaz com autorização do conselho Municipal de Assistência Social através de recursos do Ministério de Desenvolvimento Social. Todo o recurso repassado ao projeto é avaliado e monitorado pelo conselho municipal. Implantar o Alimenta Brasil é uma grande conquista para o município, que irá beneficiar indiretamente mais de mil famílias”.

Presenças

Presentes ao evento a presidente de honra da Aprecia, Sra. Vera Branco, o prefeito de Santana do Paraíso, Joaquim Correa de Melo, o diretor de projetos da Aprecia, Israel Breder, o presidente da Câmara Municipal, vereador Etivaldo José Dias e os vereadores Antônio Afonso Duarte (Zizinho), Ivanir Moreira (Vânia), a Gerente Geral da Caixa Econômica Federal, Nora Ney Torquato, o representante da Cenibra, que cedeu o terreno por 10 anos, Laudenir Margarido de Moura, a Secretária Municipal de Assistência Social, Cláudia Rodrigues Lage, o Secretário de Governo, Antônio Francisco Gabriel, o Secretário de Educação, Ailton Raimundo de Almeida, a Agente de Responsabilidade Social da representante da FIEMG, Patrícia Machado Barbosa e a Representante da Comunidade, Sra. Conceição.

Conheça o projeto Alimenta Brasil

Durante cinco anos a Aprecia pesquisou e desenvolveu um processo que permite preservar os alimentos por meio da desidratação, através da energia solar. Todas as atividades são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, composta pelas áreas de engenharia de alimentos, nutrição, assistência social e administração.
Após serem processados e desidratados, são gerados produtos como farinha altamente nutritiva com enfoque no combate à desnutrição. Os produtos, com valor comercial, são geradores de renda para as beneficiárias. Além do combate à fome, são implantadas ações de redução do desperdício de alimentos e de reeducação alimentar.

O Alimenta Brasil é um projeto com foco no empoderamento do núcleo familiar pelo protagonismo da mulher. Através de tecnologias inovadoras de processamento e desidratação de alimentos por meio de energia solar, o projeto adota medidas sustentáveis de combate à insegurança alimentar.
Após a desidratação e processamento dos alimentos, são gerados produtos como farinha nutritiva, tomate seco, banana passa, uva-passa, maçã desidratada, manga, mamão, temperos diversos e produtos da farmácia viva como cavalinha, extrato de berinjela e temperos diversos que são destinados ao consumo das famílias diretamente beneficiárias do projeto. Os produtos com valor comercial são geradores de renda para as beneficiárias o que eleva a qualidade de vida do núcleo familiar e concede “sustentabilidade” às unidades produtivas
A APRECIA avança por Minas Gerais reaplicando a metodologia desenvolvida no ALIMENTA BRASIL estabelecendo parcerias. É assim que se alimenta o sonho de termos um país sem desnutrição e sem pobreza.
Objetivos do Alimenta Brasil
• Combater o desperdício de alimentos, implantando alternativas para o complemento nutricional de cidadãos de todas as idades em situação de subnutrição, desnutrição ou acometidos por enfermidades diversas.
• Possibilitar o exercício da cidadania, a valorização da vida familiar e comunitária, o desenvolvimento de conhecimentos e das relações interpessoais e intergrupais.
• Contribuir para a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, estimulando a melhoria do hábito alimentar e valorizando a alimentação alternativa, por meio do resgate das tradições alimentares saudáveis.
• Agregar parceiros junto ao poder público, iniciativa privada e sociedade civil, fazendo do projeto um catalisador de ações minimizadoras da desigualdade social.
Aprendizado dos beneficiários
Os participantes do Alimenta Brasil aprendem ações técnicas de manuseio, higienização, descascamento, colocação nas estufas, acompanhamento de temperatura, retirada do produto e processamento da farinha nutritiva. É uma alternativa simples e eficiente para o combate à fome e ao desperdício de alimentos, capaz de gerar renda direta e indireta.
Tecnologia de desidratação de alimentos através da energia solar com a conservação natural dos alimentos, sem perda dos nutrientes por até cinco anos.
A perda de água pela secagem, através de energia solar, deixa os alimentos concentrados e, por isso, podem ser usados em menor quantidade do que outros.
O processo utilizado permite que o sabor e a qualidade nutricional sejam mantidos e concentrados sem o uso de técnicas artificiais e nocivas à saúde.
Após a confecção e teste de vários modelos de equipamentos para secagem foi desenvolvido um protótipo utilizando a energia solar, por ser uma energia limpa, acessível a todos e ecologicamente correta.
A comunidade participa do processo ativamente, através de seminários e palestras sobre a importância de uma alimentação adequada em termos de qualidade, quantidade e regularidade. São discutidos temas relativos à reeducação alimentar, higiene, alimentação alternativa, associativismo e políticas de desenvolvimento social.
O projeto ministra cursos e forma agentes aptos a manipular adequadamente todo o processo de desidratação, além de difundir os conhecimentos e estimular a valorização da consciência de que os beneficiados são protagonistas de seus próprios destinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRECIA - Para mudar o amanhã, cada um precisa fazer a sua parte. Conheça a nossa